Sonhos


Porque sonhar e sonhos são tão importantes?



Já acordou depois de um sonho bom e se deparou com a realidade? 
Já acordou de um sonho ruim e sentiu-se aliviado por estar sonhando?  
Já sonhou coisas tão inimagináveis que ficou sem entender nada? Então, que bom! Sinal de que sua mente está funcionando como deveria.
Sonhos são tão importantes para nossa vida, que se ao menos déssemos uma atenção, ajudaria-nos a entender um pouco mais sobre como estamos quando o assunto é você por você mesmo.
Como vocês imaginam que aliviamos aquilo que sentimos e não conseguimos entender, tal como nossas angústias, dúvidas, sofrimento? SONHOS! É  uma válvula de escape para o alívio e bom funcionamento dos nossos pensamentos.
Uma criança que tem pesadelos recorrentes ou medos referidos a um objetivo sem ter um motivo aparente, mostra através dos sonhos o caminho para o alívio, basta termos um olhar mais analítico, o que demanda um pouco de paciência.
No consultório vejo pais pedindo socorro por não saber lidar com o filho que é agressivo, rebelde, inseguro, embotado, sarcástico, cruel, ou simplesmente por não entender da onde vem uma certa “dorzinha” na barriga que o filho reclama, e que nenhum médico constata nada. A dorzinha aparece sem nenhuma razão aparente, os sonhos tem o mesmo sentido, trazem medos incompreensíveis aos pais, focalizados as vezes a um objeto, podendo ser um cachorrinho, a escuridão, ou simplesmente um mostro saído dos contos de fadas. A verdade é que através desses sintomas, sonhos e medos, que descobrimos o que está acontecendo. Podendo ser, o ciúmes da mamãe com o papai, da perda do amor dos pais com a chegada de um irmãozinho recém nascido, ou mesmo com a angustia edipiana que vivemos.
A lanterna que ilumina os caminhos escuros que nos causam medo, é chamado de sonho. Nada mais nada menos, que o nosso inconsciente trabalhando em prol da redução do que nos faz mal.
Dica para os adultos: Sonhem bastante, anotem seus sonhos e se possível levem para a Psicoterapia ou Análise. Ou então, conversem com alguém que convive com você e peça uma interpretação, mesmo que não profissional para o que você sonhou. Isso faz você entender os vários caminhos que levam a luz do inconsciente.
Dica para os papais: Fiquem atentos as histórias, mesmo as inventadas. Se ele comunicar que sonhou, pergunte o que sonhou, tente entrar na história como um bom ouvinte e curioso . Isto estimula na interação com seus pequenos e mostra estar atento com os conflitos incompreensíveis dele. Façam perguntas como: “a barriguinha dói quando a mamãe vai trabalhar, é isso?” ,“o mostro era muito grande, parecia com quem?”, “Quem tava pilotando o aviãozinho quando ele caiu, foi problema no motor?” etc...
SONHEM !!!

Gustavo Mouta - Psicólogo