QUANDO FAZER TERAPIA
Para algumas pessoas, mesmo ainda hoje, século XXI, a terapia é considerada algo estranho, vergonhoso, um bicho de sete cabeças. Para outras, esta é vista como sendo uma forma para solucionar seus problemas,uma saída na resolução de seus conflitos.
Terapia é um tratamento que visa favorecer a quem precisa, um apoio para tratar de seus problemas específicos e também uma ajuda importante para quem apenas busca o auto conhecimento. Portanto, tratar – se nunca foi e nem será uma vergonha, é antes de tudo um dever de cada ser humano. Assim como cuidar dos problemas físicos, a saúde emocional e psicológica é de fundamental importância para viver melhor. Não tem tempo estabelecido, nem para começar nem para terminar. Varia de acordo com os objetivos desejados. O importante é que a pessoa tenha disponibilidade e comprometimento e sinta-se livre para caminhar rumo aos seus objetivos. Quando parar? Somente a pessoa, junto com o terapeuta saberão determinar o tempo certo para finalizar o processo terapêutico. Considerar a terapia como uma vergonha é um preconceito e que os profissionais psicólogos deverão ir esclarecendo para que as pessoas tenham consciência da importância de que terapia é um valioso recurso para lidar com as dificuldades da sua vida. E que se muitas vezes não é possível mudar as situações problemas, é possível transformar as atitudes perante as mesmas.
QUEM DEVE FAZER TERAPIA
A terapia é um tratamento indicado para qualquer pessoa, não somente para aquelas que apresentam um determinado problema (depressão, ansiedade, pânico, estresse, baixa autoestima, dificuldades no relacionamento interpessoal, TOC, conflitos conjugais, etc), mas sim para quem quer melhorar suas condições de vida, ou seja, para quem quer cuidar-se e experienciar novas situações e alcançar o auto conhecimento.

Valdete Alves - Psicóloga