Fonoaudiologia
Você já ouviu falar?

O enunciado lhe chamou atenção? Deve ser pelo fato de já saber do que se trata ou talvez porque nunca tenha realmente ouvido falar nesta profissão.

FONO equivale à FALA /AUDIO, AUDIÇÃO e LOGIA significa ESTUDO, desta forma definimos a palavra Fonoaudiologia como estudo da fala e da audição.
Porém esta definição é um tanto quanto simplista para nos referimos a uma área tão ampla.
FONOAUDIOLÓGIA é a ciência da área da saúde que se destina ao estudo da comunicação humana e seus distúrbios.
FONOAUDIÓLOGO é o profissional da área da saúde que trabalha com pesquisa, prevenção, avaliação e reabilitação das patologias da comunicação oral e escrita, voz e audição.
Sua atuação acontece nas seguintes Áreas:
*VOZ: Abrangendo professores, cantores, jornalistas, radialistas, atores, profissionais de telemarketing, bem como todas as pessoas que de forma direta ou indireta usam sua voz profissionalmente. Também estão inseridos nesta área, os casos de doenças que afetam a voz, como neurológicas como Parkinson, ou câncer de cabeça e pescoço.
*AUDIÇÃO: Exame auditivo completo, triagem auditiva neonatal (teste da orelhinha) Exame de processamento auditivo central, bem como reabilitação auditiva nos casos de surdez congênita ou adquirida, com adaptação de prótese auditiva.
*LINGUAGEM/FALA: Alteração de aprendizagem, na produção ou na fluência da fala, como a gagueira, troca de sons na fala ou na escrita, síndromes como autismo, alterações neurológicas como seqüelas pós Acidente Vascular Encefálico (o popular Derrame) entre outros.
*MOTRICIDADE ORAL: Alterações ligadas à musculatura da face e pescoço, alterações de oclusão dentária e posicionamento da língua, com bebês, no auxilio a amamentação, queimados, estética facial.
*DISFAGIA: alterações referentes ao processo de captura, mastigação e deglutição dos alimentos, decorrentes de alterações neurológicas, pós-cirúrgicas ou por câncer de cabeça e pescoço ou do processo de envelhecimento.
LOCAL DE ATUAÇÃO: clínica particular, hospitais, maternidades, unidade básica de saúde, creches, indústrias, atendimento domiciliar, radio/TV, escolas, empresa de aparelhos auditivos, entre outros.
A verdade é que cada uma dessas áreas abre um leque de atuações dentro de uma profissão tão fascinante, e que posteriormente poderão ser contemplada por novos textos.
Este, no entanto, buscou esclarecer e suscitar na população o interesse para quanto é essencial nos dia de hoje, essa área que merece todo nosso respeito.
Adriana de A. Bastos Maguim
Fonoaudióloga
CRFa12579